segunda-feira, 7 de março de 2011

Apenas... MULHER.

Ao longo dos últimos meses temos homenageado aqui várias pessoas que fazem parte desta família carinhosamente conhecida como "Família Maria Cecília e Rodolfo", desde a razão principal deste blog - a própria dupla - até seus companheiros de equipe, as pessoas importantes para eles, seus fãs... Hoje, entretanto, nosso objetivo é um pouco mais abrangente, talvez por tentarmos colocar em palavras algo que nem mesmo os maiores escritores, pintores e poetas, puderam elucidar com objetividade em suas obras. Como definir o que é Mulher? E afinal... Como homenagear as mulheres, neste dia especialmente dedicado a elas?

Para podermos colocar em palavras o que tanto encanta nelas, nesse e em todos os outros dias do ano, hoje deixaremos o Rodolfo um pouco à margem do que falaremos... Embora, claro, tenhamos certeza de que ele vá achar justa a homenagem. Vamos lá?

Existe ser mais contraditório, mais paradoxal e antagônico que a mulher? Quando um homem julga a força de uma mulher por sua aparência externa na maioria das vezes frágil, comete o maior dos enganos... E querem maior exemplo para ilustrar tal fato do que nossa "bonequinha de porcelana", como temos o hábito de chamá-la?



Quando alguém olha inadvertidamente para Maria Cecília pode taxá-la justamente assim. Ela, magrinha, pequena, delicada, parece que pode se quebrar ao mínimo toque. Quem a vê de perto, mesmo sem conhecer sua história, tem a chance de observar um lado seu que transmite toda a sua força, seu brilho, sua determinação - basta olhar em seus olhos. Mas quem procura conhecê-la tem o privilégio de observar que seu jeito de menina e o carinho com que lida com as pessoas que a cercam coexistem com sua forma obstinada, teimosa e apaixonada de ir atrás de seus objetivos, de perseguir seus ideais sem desistir nos obstáculos que a vida lhe impõe, de defender o que acha certo com unhas e dentes.
Não é à toa que Maria conquista, no melhor sentido desta palavra. Conquista fãs, admiradores e, claro, necessário falar: também foi assim que conquistou o amor de sua vida.

Neste dia, e em todos os outros, Maria, gostaríamos que você, dona de braços finos e delicados, mas que dão o melhor abraço de urso do mundo, soubesse o quanto você inspira suas "discípulas", seja qual idade tiverem, a tomarem atitudes da mesma forma como você toma: com firmeza, sem perder esse brilho nos olhos e esse jeito encantador que só apaixona cada vez mais.

Parabéns pelo seu dia!

Mas, da mesma forma que não poderíamos fazer um post sobre o Dia Internacional da Mulher sem falar da Maria, também não podemos deixar de fora outras quatro mulheres que admiramos de coração. Quatro mulheres e mães maravilhosas, batalhadoras, guerreiras, inspiradoras, que mesmo na correria do dia-a-dia de suas próprias vidas sempre têm uma palavra de carinho a quem se dedica a acompanhar e valorizar seu trabalho ou o de seus filhos. Elas aparecem aqui para reforçar que quem julga que as mulheres são o "sexo frágil" ainda tem muito a aprender. Ou alguém que conhece essa quatro mulheres maravilhosas aí embaixo as considera frágeis, no pior sentido da palavra?


Tia Vânia, tia Irani, Fê Passos e Edna Nonato... Mulheres, mães e pessoas maravilhosas que aprendemos a amar tanto quanto a seus filhos... Felicidades !

A todas que acompanham nosso blog, às integrantes do nosso fã-clube, às nossas seguidoras no Twitter... Às amigas e companheiras das madrugadas... A nós, choronas ou duronas, sorridentes ou mais contidas, faladeiras ou tímidas... A nós, MULHERES, toda a felicidade do mundo e parabéns pelo nosso dia!
E homens, não nos tentem compreender. Já diz o ditado, mulheres não existem para serem compreendidas... Mas sim, para serem amadas.




Nós merecemos!